quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PALESTRA DO DMAE

Em conjunto ao DMAE, a escola organizou uma visita de um representante do DMAE, para apresentar uma palestra, essa palestra aconteceu em uma sala da escola, com o objetivo de concientizar todos nós do quanto é importatnte sabermos usar a água, a preservando para evitar coisas que nu futuro possa afetar o nosso planeta.
Nessa palestra aprendi sobre os diversos meios que drenam a água até o Lago Guaíba, como os arroios, rios, valas, riachos e etc. Assim, quanto mais lixo nos arroios, fica mais dificil e muito mais caro tornar o tratamento da água, portanto a água nao sendo tratada corretamente corremos um grave risco de diversos tipos de doenças, além de doenças atrai insetoscomo moscas, mosquitos, baratas, ratos e muitos outros, todos esse insetos podem transmetir sérias doenças principalmente para quem mora perto de locais onde tem passagem de água.Doenças que sao transmitidas pela água matam uma criança a cada 15 segundos no mundo.O acúmulo de lixo também aumenta a possibilidade de haver enchentes, sendo assim causando muitos problemas, ás vezes até destrruindo casas.
Especificamente, no Rio Grande Do Sul, na bacia hidrografica do Lago Guaíba, que incluí parte da região metropolitana de Porto Alegre, as algas têm se multiplicado mais acentuadamentecolocando em alerta as autoridades da saúde pública e todos aqueles responsáveis pelo abastecimento de água, como o DMAE. Para remover as toxinas libertadas pelas algas o DMAE dispõe de métodos de adsorção e/ou oxidação, utilizando o carvão ativado e outros produtos, tais como Cloro, Ozônio, e Permanganato de Potássio.
Em diversos locais do Brasil, tem ocorrido um aumento expressivo no desenvolvimento de algas azuis nos mananciais de abastecimento público (
lagos ou rios de onde é retirada a água para ser tratada e distribuída para a população). Esse crescimento desequilibrado das algas também é resultado das ações impensadas do ser humano em relação a natureza. Todo lixo que é despejado nos arroios e nas ruas de Porto Alegre, somado ao esgoto municipal, formam um grande volume de matéria orgânica que ocorre para o mesmo manancial(Lago Guaíba). As algas que vivem no Guaíba se alimentam dessa poluição, que somada à falta de chuva e ao calor, criam as condições ideais para uma reproduçao em grande escala, o que causa gosto e odor na água que chega em nossas casas.

Algumas prevenções que você pode tomar para a preservação da água:
Evite banhos demorados, desligue o chuveiro para se ençaboar.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Jamais jogue lixo dentro do vaso sanitário, jogue o lixo na lixeira.
Primeiro ensaboe toda a louça, depois enxague.
Lembre-se que o esgoto é produzido sempre que utilizamos água potável.
Fique atento aos vazamentos na sua casa. Ao avistar um vasamento comunique imediatamento o DMAE.

Isso é um pouco do que eu aprendi sobre a importãncia de saber usar e preservar a água, sabendo também que se nao nos concientizarmos, um dia pode ser tarde demais, assim a gente passando sobre um pouco do que aprendeu para nossos amigos, familiares e etc...



Nenhum comentário: